No mês de agosto, as mulheres indígenas irão sair em marcha por todo país para protestar por melhores condições para seus povos. A marcha de 2019 acontece nos dias 13 e 14 de agosto em Brasília; é a maior ação organizada por mulheres do campo, da floresta e das águas da América Latina.

Com o lema “Margaridas na luta por um Brasil com Soberania Popular, Democracia, Justiça, Igualdade e Livre de Violência”. A ação estratégica é realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), suas Federações e Sindicados filiados, com o apoio de várias organizações parceiras.

Entre as pautas que as mulheres defenderão na marcha estão à luta pela proteção e manutenção dos territórios e do meio ambiente, soberania alimentar, fim da violência sexista, democracia, garantia de direitos e contra a Reforma da Previdência.

Para a secretária estadual de mulheres do PT Paulista, Débora Pereira, “A Marcha das Margaridas é um momento histórico, que simboliza a luta de todas as mulheres, principalmente no atual momento do Brasil, onde Bolsonaro e seus aliados articulam pacotes de maldades e retiradas de direitos. O que a população, no geral, precisa compreender é que as medidas do presidente do PSL atingem, sobretudo, nós mulheres”, ressalta a secretária.

Histórico

A ação é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

A primeira edição aconteceu em 2000 e reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolasindígenaspescadoras e extrativistas de todo o Brasil. Ação estratégica das mulheres do campo por um país mais justo e igualitário, a Marcha das Margaridas.

Venha você também participar da Marcha das Margaridas 2019

Convidamos todo o povo brasileiro, toda a classe trabalhadora, todas as mulheres para estarem conosco nos dias 13 e 14 de agosto, em Brasília/DF, participando da Marcha das Margaridas em defesa dos direitos e dos interesses das mulheres do campo, da floresta e das águas. A participação de vocês é fundamental! Vamos lá!

Formulário para a inscrição: Marcha das Margaridas aqui.

 

 

Ler 146 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top