O mandato da deputada estadual Márcia Lia e o movimento Barragem Não! promovem a audiência pública “A Vida em Primeiro Lugar – Barragem Não!”, no auditório da Câmara dos Vereadores de Pedreira no dia 05 de julho, a partir das 19 horas. A entrada é aberta a todos.

A atividade, que é organizada por meio da Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia, Barragens, Saneamento Básico e Recursos Hídricos, a Frente da Energia, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tem como proposta debater a construção da barragem no Rio Jaguari, em Pedreira, com os movimentos sociais, autoridades e comunidade, falar sobre seus riscos e prejuízos para a população e para o meio ambiente. Também será questionada a eficiência de outros métodos não traumáticos para atender à necessidade hídrica da região.

A barragem no Rio Jaguari é uma estrutura de 52 metros de altura, de área inundável de mais de 200 hectares e capacidade de quase 40 milhões de metros cúbicos de água.

 “Temos acompanhado este caso e debatido a construção dessa barragem com o poder público, movimentos socais e sociedade civil. A audiência pública é mais uma oportunidade de ouvir os argumentos dos moradores de Pedreira e questionar as autoridades que permitiram essa obra sem laudos de riscos e impactos”, observa da deputada estadual Márcia Lia.

Participam dos debates representantes da Comissão Popular Barragem Não! e Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), o vereador e vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Pedreira, Marcelo Donizete Duó, que é presidente da Comissão de Planejamento, Meio Ambiente, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo, e o ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu.

Também foram convidados para a atividade o prefeito Hamilton Bernardes Junior, o secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o vereador e presidente da Câmara, Jayro Gouveia Goulart Junior, que ainda não confirmaram presença.

Além de organizar a audiência pública, o mandato da deputada Márcia Lia encaminhou ao Governo do Estado moção (66/2019) pedindo a suspensão das obras de instalação de uma barragem no Rio Jaguari, em Pedreira, em documento também assinado pelos deputados Enio Tatto, Monica da Bancada Ativista e Márcio Nakashima.

Além disso, aguarda agenda na Procuradoria Geral do Estado para tratar de uma representação no Ministério Público do Meio Ambiente para parar a obra, que oferece riscos ambientais e sociais. “Queremos que o procurador acompanhe o caso e nos oriente também”, fala Márcia Lia.

Ler 149 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top