A deputada estadual Márcia Lia apresentou requerimento à Secretaria de Segurança Pública do Estado solicitando levantamento detalhado de violência contra mulheres na cidade de São Carlos. O pedido foi encaminhado à deputada pelo Coletivo Promotoras Legais Populares da cidade, que trabalha há nove anos no combate à violência e na defesa das mulheres.

“As promotoras legais desenvolvem um trabalho essencial e que muitas vezes nem é valorizado pela sociedade, como deveria. Nosso mandato está muito próximo desse coletivo pela importância e pela afinidade de temas defendidos”, afirma Márcia Lia.

O Coletivo Promotoras Legais Populares solicitou números de São Carlos de violência doméstica e familiar com a classificação do crime entre 2016 e 2018, o número de inquéritos policiais abertos relacionados à violência contra as mulheres e o número de feminicídios registrados no mesmo período. O objetivo é traçar uma linha do tempo entendendo os avanços e retrocessos das políticas públicas para as mulheres.

O Coletivo está em atividade em São Carlos há nove anos e em 2018 formou sua 8ª turma, além de realizar campanhas de enfrentamento à violência contra as mulheres, cursos sobre relações de gênero para professores da rede pública e outras atividades de promoção dos direitos das mulheres. O Coletivo tem coordenação geral da professora Raquel Auxiliadora dos Santos e de Daniela Mara Gouvea Bellini.

Para este ano, a deputada Márcia Lia apresentou emenda de R$ 50 mil destinado Associação Instituto Cultural Janela Aberta, parceira das Promotoras Legais Populares na organização do Espaço Maria, e será utilizado no custeio do projeto.

O Espaço Maria tem a proposta de promover a inclusão, a equidade, a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, em especial aquelas que vivem em áreas e condições de vulnerabilidade social em São Carlos.

O projeto, que tem a duração de 12 meses inicialmente, é uma extensão da proposta de trabalho do coletivo Promotoras Legais Populares, que capacita mulheres sobre direitos sociais e jurídicos, política, saúde mental, parto humanizado, assédio, violência doméstica e obstétrica, e as fortalece para a mobilização de outras mulheres na defesa dos direitos.

Fonte: Gabinete da Deputada Estadual Márcia Lia. 

 
Ler 134 vezes

Partido dos Trabalhadores

O Partido dos Trabalhadores surgiu como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores e trabalhadoras das cidades e dos campos, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi oficializado partido político em 10 de fevereiro de 1980. O PT integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina. Confira nossas redes sociais

 
 
 
 
 

Seja Companheiro!

Cadastre-se Online

Top